PICANHA GRELHADA


                                                                          preparo
  • 1 peça de picanha (850 a 1000 gramas);
  • Sal grosso moído.




Faça pequenos riscos com uma faca na capa de gordura.
Salgue somente o lado da gordura.
Coloque na grelha com o lado da gordura virado para o fogo.
Dependo da intensidade do fogo e da proximidade deste com a grelha, assim que a gordura começar a derreter pode ser que algumas labaredas levantem-se.
Fique atento para evitar que elas queimem a carne.
Assim que a gordura estiver bem assada, o que leva em torno de 10 minutos com fogo forte, vire o lado da carne para assar por 2 minutos.
Retire a peça do fogo e fatie.
Salgue somente o lado da gordura
A espessura da fatia está condicionada à preferência pelo ponto de cozimento e cor relacionada com a intensidade do fogo.
Se preferir pedaços mal passados, fatias mais espessas, assim como, fatias mais finas, resultam em pedaços ao ponto ou bem passados.
Afinal, como o Alcatra, o Bife de Cho rizo, o Mágnon e outras carnes tenras, a Picanha é uma carne para ser preparada em fogo intenso a fim de preservar seu sabor e textura.
Mas nada impede que você obtenha pedaços mal passados, cortando fatias de picanha de pequena espessura, bastando deixá-las por menos tempo na grelha.
As fatias “avisam” quando é a hora de virá-las, basta ver o sumo se acumulando no topo delas.
Para acompanhar faça uma farofa de alho, refogando alho picado na manteiga e depois adicionando farinha de mandioca.
Para acompanhar esta carne bem do Sul, nada melhor que os vinhos novos e vivos do Chile e Argentina, sugerindo-se   Caber net, Sauvignon, Carmenere e Malbec, do mais leve ao mais encorpado.Se encontrar o molho chimichurri pronto ou desidratado é uma boa pedida, senão vai aí a receita de uma amiga, clicando .
Cervejas Ale também caem bem .

Nenhum comentário: